17.2.12

Vale do Reno

Entre os Alpes e o Massivo central, fomos obrigados a descer praticamente ao nível do mar para seguir rio Reno acima em direçao à Suíça. Foi uma pena. A temperatura no massivo central estava amena e nós nos habituamos ao baixo fluxo de carros.  Já embaixo, era quente e abafado além de ser uma região mais industrializada. Por sorte, ao longo do rio Reno há muitos trechos de ciclovias. A previsão é de que em 2013, haverá uma ciclovia percorrendo todo o longo do rio Reno, do lago Leman na Suiça até o mar mediterrâneo em Marseille.

Mesmo com estas ciclovias, para entrar em uma cidade grande como Lyon, foi mais conveniente pegar o trem. Se eu soubesse do trabalho que é entrar no vagão com uma bicicleta carregada, teria pensado duas vezes. O melhor seria evitar grandes cidades, mas em Lyon, morava Jean-Michel, um velho amigo que nos hospedou por alguns dias.

De Lyon a Annecy, seguimos quase sempre pelo Reno. Alguns quilometros depois de Lyon, entramos em uma bela ciclovia que nos levou até Aix-les-Bains praticamente com desnível zero. Assim, entramos nos Alpes nos esquivando das montanhas. Em Aix-les-Bains tomamos nosso primeiro banho de lago nos Alpes. É ótimo para repor as energias.

Para chegar em Annecy, abandonamos o curso do rio Reno para tentar um atalho. No mapa que eu tinha, não havia indicações de grandes desníveis no trajeto "atalho". Acontece que aquelas indicações, como eu descobri depois, eram relativas de região para região. Na verdade, o nosso atalho era um sobe e desce desumano para pobres cicloturistas desavisados. Enfim, chegamos exaustos a casa de Flora em Annecy.

Flora havia morado conosco neste último ano em Montpellier. De tanto ver cicloturistas ao seu redor e sem saber o que fazer nas suas férias, resolveu de última hora ir de Montpellier a Annecy com sua bicicleta de 15 euros. Ela saiu alguns dias depois de nós e seguiu pelo vale do Reno, evitando o Massivo Central e enfrentando o calor. Chegou uma hora antes. Comemoramos o nosso encontro devorando um fondue de queijo, típico da Haute-Savoie.

No comments:

Post a Comment