8.4.12

Itália, Áustria, Eslovênia e Croácia

Estamos a ponto de começar a viagem de 2012 e eu não acabei a descrição da viagem de 2011!! Por isso, vou fazer um resumo mais curto do resto da viagem. Para mais detalhes, tem as fotos no Picasa e a descrição da Elisa, que é muito melhor que a minha. Só tem que fazer uma forcinha para entender o italiano.
Bom, no meu último post, eu havia descrito a passagem da França para a Itália pelo massivo do Mont Blanc, que foi uma das partes mais lindas da viagem.
Chegamos na Itália na cidade de Courmayeur, na saída do túnel do Mont Blanc. Neste ponto, nos demos conta que poderíamos encontrar a família da Elisa dentro de cinco dias para fazer a ascensão de uma montanha nos Alpes italianos. Este trekking era uma espécie de reunião de família, em que o objetivo era chegar ao topo do Adamello, uma montanha de 3500 metros que é muito significativa para a família Lo Russo. De Courmayeur até a base do Adamello seriam aproximadamente 450km. Acabamos topando o desafio de fazer estes 450km em cinco dias para então fazer um trekking de 2 dias. Estes 450km foram vencidos em baixa altitude na semana mais quente do verão. Muitas retas, muitos quilômetros, muita humidade, muito calor. Definitivamente, não foi a melhor semana. Mas o importante é que conseguimos chegar a tempo de fazer o trekking com a família Lo Russo. Vale a pena ver as fotos!
Depois disso, fizemos mais um passo alpino para chegar em Bolzano. Dai em diante, seguimos uma ciclovia simplesmente impecável. Ela começa no lago de Garda, mais ao sul e vai até a fronteira com a Áustria. Nesta ciclovia, existem pontes, túneis, iluminação, tudo exclusivamente para bicicletas!! O que mais me agradou foi a ótima sinalização, como podemos ver na foto abaixo.
Chegando na Áustria, uma outra ciclovia continua até Maribor na Eslovênia. Aliás na Áustria, há ciclovias por tudo. Passamos rapidamente pela Áustria em direção a Eslovênia. Para evitar um passo muito difícil entre Áustria e Eslovênia, passamos por Tarvisio na Itália. No final, ficamos muito satisfeitos de fazer este contorno, pois pudemos conhecer os Alpes Julianos. Dentre tantas montanhas vistas nesta viagem, estas estão certamente entre as mais bonitas. Anotamos no nosso caderninho: "Alpes Julianos - voltar."
Em seguida, nós atravessamos a Eslovênia de norte a sul, em direção ao mar da Croácia. A Eslovênia é um país muito verde e muito limpo, com estradas muito bonitas. Destaque ao lago de Bohinj e à montanha Triglav. Desta vez, nós não subimos a montanha. Estávamos precisando de um bom descanso. Além disso, estávamos ansiosos para chegar ao mar.
E a Croácia não nos desapontou. Visitamos somente uma ilha, a ilha de Cres. Em seguida, contornamos a Istria, que é a parte continental da Croácia, próxima a Itália. Durante nossa estadia na Croácia, a nossa média de quilômetros por dia baixou muito pois ficamos mais na água do que pedalando. Ótimo para relaxar os músculos.
Dali, voltamos para Itália pelo litoral até o Lido di Veneza, onde encontramos a minha sogra. Passamos cinco dias ali, comendo, dormindo, descansando e comendo ainda mais. Psicologicamente havia acabado a viagem, mas nós ainda fizemos mais alguns quilômetros que faltavam até Padova, onde encerramos definitivamente.
Em breve, estaremos de volta às estradas experimentando a sensação de descobrir o mundo com os próprios olhos e as próprias pernas...