28.4.12

Quase duas semanas que começamos a viagem e hoje é o primeiro dia de chuva. Estamos no Chuy, com "y" porque deste lado da rua já estamos no Uruguai. Chegamos aqui por uma sucessao de linhas retas. Saímos de gravataí e passamos a primeira noite em santo antônio da patrulha, na beira da lagoa dos barros.  Dali em diante, sempre reto rumo ao sul, começando em capivari do sul, passando por bacopari, mostardas, bojuru, e sao josé do norte na BR101. Em seguida, continuamos pela BR471 de rio grande até o chuí. Neste  trecho dormimos na capilha, em algum lugar entre a capilha e santa vitória do palmar, santa vitória do palmar e hoje, pousaremos em chuy.

A maior dificuldade até agora foi o vento. Quase todos os dias tivemos um vento frontal fraco e alguns dias, um vento muito forte. Isso tornou este trajeto bem mais difícil do que esperávamos. Mas o que realmente nos marcou neste início de viagem foi a receptividade que tivemos durante todo o caminho.
Logo saindo de Gravataí, a polícia federal nos mandou parar no acostamento. Na verdade era uma piada, eles estavam querendo conversar e logo disseram que poderíamos contar com eles caso tivéssemos algum problema. No segundo dia, em Bacopari fomos surpreendidos por uma moradora local que ofereceu pouso. Acabamos passando uma dia a mais em bacopari com a família da Viviane, descansando e conhecendo as lagoas. Depois ainda nos ofereceram pouso ou banho quente muitas vezes, inclusive em campings e pousadas. Enfim, passamos bem tranqüilos até aqui, pois sempre tivemos a impressao que ninguém negaria ajuda, caso fosse preciso.
Em rio grande passamos muito bem 4 dias na casa de amigos. Bem, eram desconhecidos, agora já sao amigos. Era para ser 3 dias, mas de última hora tive que resolver umas coisas no banco. Isto nos obrigou a fazer duas jantas de despedida. Saímos com as baterias a pleno de Rio Grande.
De Rio Grande para cá, a estrada é bem parecida com o primeiro trecho da viagem. Aqui, nós passamos dentro da reserva do Taim. De bicicleta, é muito bonito pois há muuuitos pássaros. Algumas vezes o bando de andorinhas nos acompanhava voando ao nosso em torno. Paravam nas árvores a esquerda e a direita da estrada. Nos seguiam por alguns minutos, até que passasse um carro, ou até que cansassem do nosso ritmo lento.
Chegando a santa vitória do palmar, a primeira cidade desde rio grande, começamos a perguntar onde poderíamos dormir. Nos disseram para pedir informaçoes aos bombeiros. Fiquei surpreso com a hospitalidade. Nos disseram para dormir ali mesmo, com direito a banho quente e tudo. Depois fiquei sabendo que com muita freqüência eles hospedam cicloturistas ali. Aliás, pelas informaçoes que eu colhi durante a viagem, acho que esta seqüência de linhas retas é um trecho muito percorrido por cicloturistas. Nao é por nada. A estrada está ótima, há pouco tráfego e as pessoas sao muito acolhedoras. Com um vento forte nas costas, ficaria perfeito, hehe.
Aqui tem algumas fotos do primeiro trecho.
Um grande abraço a todos,
Renan e Elisa


4 comments:

  1. Muito bom! adorei as fotos

    bejus! Marlene

    ReplyDelete
  2. Estou adorando, vou acompanhar vocês em toda a viagem; Só que aqui da minha casa! Beijos da prima Mônica

    ReplyDelete
  3. Muito shooow

    ReplyDelete